domingo, 8 de maio de 2011

Anos Dourados

Você teve sua infância nos anos 80,90...Como pôde sobreviver ???

Os carros não tinham cintos de segurança, apoios de cabeça e nem air-bag!! Íamos soltos no banco de trás fazendo aquela farra! E isso não era perigoso!!! As camas de grades e os brinquedos eram multicores e no mínimo pintados com umas tintas "duvidosas" contendo chumbo ou outro veneno qualquer... 
Não havia travas de segurança nas portas dos carros, chaves nos armários de medicamentos, detergentes ou químicos domésticos... A gente andava de bicicleta para lá e pra cá sem capacete, joelheiras, caneleiras e cotoveleiras. Bebíamos água de filtros de barro, da torneira, de uma mangueira ou de uma fonte e não águas minerais em garrafas ditas... ¨esterilizadas¨.
Construíamos aqueles famosos carrinhos de rolimã e aqueles que tinham a sorte de morar perto de uma ladeira asfaltada, podiam tentar bater recordes de velocidade e até verificar no meio do caminho que tinham “economizado" a sola dos sapatos que eram usados como freios. Alguns acidentes depois... Todos esses problemas estavam resolvidos!!! Íamos brincar na rua com uma única condição: voltar para casa ao anoitecer! Não havia celulares e nossos pais não sabiam onde estávamos! Incrível!! 
Tínhamos aulas só de manhã e íamos almoçar em casa. Gessos nos braços, dentes partidos, joelhos ralados... Alguém se queixava disso? Todos tinham razão, menos nós. Comíamos doces à vontade, Pão com manteiga e, não se falava de obesidade e todo gordinho era saudável e todo magro doente. Brincávamos sempre na rua e éramos super ativos. Dividíamos com nossos amigos um guaraná comprado naquela vendinha da esquina gole a gole e nunca ninguém morreu por isso.
Nada de Playstation, Nintendo 64, X boxes, jogos de Vídeointernet por satélite, videocassete, Dolby surround, celular com câmera, computador, chats na internet ... Só amigos... E os nossos cachorros? Lembram? Nada de ração. Comiam a mesma comida que nós (muitas vezes os restos) e sem problema algum! Banho quente? Xampu??? Que nada! No quintal um segurava o cão e o outro com a mangueira (fria) ia jogando água e esfregando com sabão (em barra) de lavar roupa! Algum cachorro morreu por causa disso??? 
A pé ou de bicicleta, íamos à Casa dos nossos amigos mesmo que morassem a kms de nossa Casa. Jogávamos futebol na rua com a trave sinalizada por duas pedras!!! 
Tínhamos: liberdade, fracassos, sucessos, muitos deveres e alguns poucos direitos e, aprendíamos a lidar com cada um deles!! A única verdadeira questão é: como a gente conseguiu sobreviver? Acima de tudo como conseguimos desenvolver a nossa personalidade? Você também é dessa geração?  Se sim, então sabe como éramos felizes e não sabíamos!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário